IPPDS/UFV e IPEA firmam acordo para atividades conjuntas de avaliação do PAA

IPPDS/UFV e IPEA firmam acordo para atividades conjuntas de avaliação do PAA

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (IPEA) e a Universidade Federal de Viçosa (UFV) firmaram um Acordo de Cooperação Técnica que visa realizar uma pesquisa de avaliação do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA), focando nos efeitos do programa sobre os agricultores fornecedores, utilizando bancos de dados do IPEA e executado no IPPDS da UFV em Viçosa, MG, conforme o plano de trabalho desenvolvido no acordo.

Na metodologia do projeto, serão empregados modelos econométricos e multimétodos para avaliar o impacto do PAA na renda e segurança alimentar dos agricultores fornecedores, usando dados do IPEA. Os modelos incluirão questionários sobre características individuais, consumo, produção e participação no PAA. Serão usados modelos como ABM (Agent-Based Modeling) e SNA (Social Network Analysis), que, quando combinados, fornecem uma visão mais completa dos processos de adoção de inovações e difusão de práticas produtivas. Essas abordagens serão realizadas no programa NetLogo para analisar as interações entre agentes e simular cenários específicos.

O estudo realizado terá abrangência nacional, utilizando a base de dados coletada em 224 municípios, abrangendo todos os estados e grandes regiões brasileiras. O público-alvo estudado será formado por agricultores familiares, incluindo agricultores que acessaram e não acessaram o PAA.

Os resultados esperados incluem a produção de conhecimento para aprimorar a política pública em questão. Serão elaborados textos ou artigos para divulgar os resultados das pesquisas de forma acessível a diferentes públicos, como gestores públicos, agricultores e o público em geral. Além disso, espera-se também que sejam realizados dois eventos para promover o intercâmbio de conhecimentos e experiências, contribuindo para o desenvolvimento das pesquisas e fortalecendo o campo da avaliação de políticas públicas e do desenvolvimento agrícola no Brasil.