PÓS-GRADUAÇÃO EM EDUCAÇÃO
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PÓS-GRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO

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PÓS-GRADUAÇÃO
EM EDUCAÇÃO

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Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGE) foi criado em 2008, com recomendação da CAPES. As atividades do Curso começaram em março de 2009, sendo que em fevereiro de 2011 foi realizada a primeira defesa de dissertação de mestrado.

 

O Programa oferece curso de mestrado com área de concentração em Educação que busca estudar a educação através de investigações que problematizem as relações entre Estado e sociedade no Brasil e que aprofundem o conhecimento sobre a formação e as práticas de professores em diferentes contextos educativos.

Objetivos:

Formar docentes e pesquisadores interessados em problematizar e intervir na realidade educacional brasileira, tendo capacidade de mobilizar os saberes da teoria e da prática acadêmica para propor e implementar projetos alternativos às problemáticas educacionais no âmbito das instituições e dos sistemas educacionais;

Constituir-se num espaço de reflexão sobre a docência que favoreça a sua formação, trazendo, assim, repercussões sobre as práticas educativas dos professores;

Possibilitar o desenvolvimento de pesquisas voltadas para o entendimento da educação como um fenômeno político;

Promover a divulgação do conhecimento sobre a educação através do diálogo entre os diversos atores implicados no fazer educativo.

LINHA DE PESQUISA

LINHA 1: EDUCAÇÃO PÚBLICA: SUJEITOS E PRÁTICAS

Investiga a condição e a formação docente, as práticas de professores e educadores em diferentes contextos educativos, níveis e modalidades de ensino, a configuração da identidade docente, os processos de ensino e aprendizagem e as práticas de avaliação. Investiga também a relação família escola em diferentes meios sociais, as trajetórias escolares e as desigualdades sociais de escolarização e gênero, etnia e educação escolar. Projetos desta linha abordam temáticas relativas aos processos de socialização profissional, aprendizagem da docência, construção de saberes, representações sociais, educação do campo, pedagogia da alternância, formação das identidades, trabalho docente, desenvolvimento profissional de professores, trajetórias escolares e práticas educativas familiares.

Participantes:

Alvanize Valente Fernandes FerencVer currículo lattes

Jairo Antônio da Paixão Ver currículo lattes

Rejane Waiandt Schuwartz de Carvalho Faria Ver currículo lattes

Soraya Dayanna Guimarães Santos Ver currículo lattes

Dra. Wânia Maria Guimarães Lacerda Ver currículo lattes

LINHA 2: EDUCAÇÃO, INSTITUIÇÕES, MEMÓRIA E SUBJETIVIDADE

Realiza estudos e pesquisas sobre questões referentes à produção de subjetividade, estudos nos cotidianos, processos instituintes, tempo, memórias, culturas e tecnologias envolvendo processos educativos formais e não-formais em diferentes instituições. Investiga os modos de construção da experiência de realidade em sua complexidade – nos aspectos históricos, políticos, tecnológicos, sociais e emocionais – problematizando diferentes, e muitas vezes singulares, modos de existir nos cotidianos das práticas educativas. Projetos desta linha abordam temáticas como vida estudantil, tecnologias na educação, mudanças sociotécnicas no trabalho e na educação, história das instituições de ensino, complexidade e estudos nos/com/em cotidianos escolares.

Participantes:

Anderson da Cunha BaíaVer currículo lattes

Daniela Alves de Alves Ver currículo lattes

Eduardo Simonini LopesVer currículo lattes

Heloísa Raimunda HerneckVer currículo lattes

Rita de Cássia de SouzaVer currículo lattes

Silvana Cláudia dos SantosVer currículo lattes

LINHA 3: FORMAÇÃO HUMANA, POLÍTICAS E PRÁXIS SOCIAIS

Aborda a educação contemporânea na perspectiva das políticas educacionais, tanto do ponto de vista do Estado quanto dos movimentos e organizações sociais. Analisa as abordagens teórico-metodológicas do mundo do trabalho, da sustentabilidade e das experiências populares, das expressões artísticas e das alternâncias educativas. Busca compreender as relações complexas entre o campo e a cidade com foco no movimento da realidade e na emancipação dos sujeitos coletivos.

Participantes:

Cezar Luiz de MariVer currículo lattes

Bethânia Medeiros GeremiasVer currículo lattes

Joana D’arc Germano HollerbachVer currículo lattes

Rennan Lanna Martins MafraVer currículo lattes

Rita Márcia Andrade Vaz de MelloVer currículo lattes

Valter Machado da FonsecaVer currículo lattes

Forma de Ingresso

 

A seleção se dá por entrada anual e as informações para inscrição ficam disponíveis no site

O processo seletivo é composto de três etapas eliminatórias:

1) A primeira etapa consta de prova escrita versando sobre temas contemporâneos da educação.

2) A segunda etapa consta de análise de pré-projeto de pesquisa dos candidatos aprovados na primeira etapa, não sendo aceitos projetos que não se adequarem à área de concentração e às linhas de pesquisa do Programa.

3) A terceira etapa consta de arguição dos projetos dos candidatos aprovados na segunda etapa com membros da Comissão Coordenadora e um ou mais membros do corpo docente permanente. A arguição versa sobre o conteúdo e a relevância da proposta de pesquisa apresentada e o Currículo Lattes

 

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