16/09/2025
A Universidade Federal de Viçosa (UFV) foi aprovada para integrar a Rede Global das Universidades Amigas da Pessoa Idosa (Age-Friendly University Global Network – AFU GN), que reúne 138 instituições de ensino superior de 14 países comprometidas com a promoção do envelhecimento ativo e saudável.
O processo de aprovação contou com a participação do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), por meio do Grupo de Pesquisa Espaços Deliberativos e Governança Pública (GEGOP), em parceria com a Universidade Aberta à Pessoa Idosa da UFV (UNAPI-UFV). A certificação reforça o papel da UFV como referência em longevidade, inclusão intergeracional e inovação acadêmica.
Entre as iniciativas reconhecidas pela Rede estão a criação da UNAPI, em 2023, e a implementação de um processo seletivo exclusivo para pessoas com 60 anos ou mais, que já registrou mais de 100 inscrições.
Com a aprovação, a UFV passa a integrar a Rede Global das Universidades Amigas da Pessoa Idosa até 2029. No Brasil, apenas três instituições de ensino superior fazem parte da AFU GN: a PUC-Campinas, a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR) e, agora, a Universidade Federal de Viçosa.