PÓS-GRADUAÇÃO ECONOMIA DOMÉSTICA
22548
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-22548,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

PÓS-GRADUAÇÃO
ECONOMIA DOMÉSTICA

Title Image

PÓS-GRADUAÇÃO
ECONOMIA DOMÉSTICA

Get to know us better

Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica está vinculado ao Departamento de Economia Doméstica (DED) e ao Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes da Universidade Federal de Viçosa (CCH-UFV), agregando os cursos de Mestrado e Doutorado com área de concentração em Família e Sociedade.

 

Nos seus quase 30 anos de sua existência, o Programa vem se consolidando na sua missão de formar professores, pesquisadores e profissionais qualificados a atuarem no ensino, na pesquisa e na extensão na área de Família em suas múltiplas relações com a sociedade, seguindo uma política educacional identificada com os problemas e as questões que atingem a família e a sociedade.

 

O Programa é referência no cenário regional e nacional em pesquisas, na formação e na produção acadêmica, dinamizando e potencializando a atuação dos docentes, pesquisadores e profissionais e contribuindo para a inserção social do programa. A geração de conhecimentos que o Programa vem produzindo tem se refletido no contexto nacional e internacional, na compreensão das dinâmicas relacionais das famílias e suas interfaces com a sociedade, destacando aspectos, questões e demandas particulares dos idosos, da juventude, da infância e de famílias em situação de vulnerabilidade, assim como dos processos de inclusão produtiva e social, seja no meio urbano ou rural. A produção de conhecimento gerado no Programa também tem se constituído subsídio às políticas públicas, na implementação de programas e ações voltados, especialmente, para a melhoria das condições de vida das famílias em vulnerabilidade social.

O Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica (PPGED) tem como objetivos

Formar mestres e doutores em Economia Doméstica, na área de concentração “Família e Sociedade”, aptos a atuarem com as múltiplas configurações familiares e analisarem suas interfaces com a sociedade, qualificados para o ensino superior, a pesquisa e a extensão, bem como na produção de conhecimentos, planejamento, gestão, análise e avaliação de políticas públicas e sociais voltadas para as famílias, nas suas várias interfaces com a sociedade.

Fomentar a produção e difusão de conhecimento sobre Família e suas múltiplas configurações e interfaces, bem como sobre políticas públicas e sociais voltadas para este segmento em âmbito nacional, regional e local.

Capacitar profissionais para atuar no ensino, na pesquisa e na extensão.

Formar pesquisadores qualificados para a condução de investigações associadas à família e suas múltiplas configurações e interfaces e no contexto das políticas públicas e sociais voltadas para este segmento.

Estabelecer intercâmbios técnico-científicos com instituições de ensino e pesquisa na área de Ciências Humanas e Sociais Aplicadas, em âmbito local, regional, nacional e internacional.

Contribuir para o conhecimento e elaboração de propostas de políticas públicas e sociais voltadas para a família e para o desenvolvimento local, regional e nacional, dentro de uma perspectiva de responsabilidade social e articulada com o contexto de inserção do programa, especialmente na Zona da Mata de Minas Gerais e na região Sudeste.

Ampliar o número de profissionais com competências teóricas e metodológicas associadas à Família em suas múltiplas configurações e relações com a sociedade, aptos a atuarem nas atividades de gestão, formulação, análise e avaliação de planos, programas, projetos, políticas públicas e sociais direcionadas para este segmento.

LINHA DE PESQUISA

Trabalho, Consumo e Cultura

A partir de um enfoque interdisciplinar, analisa as atividades de trabalho e consumo em seus aspectos econômicos, sociais, políticos e culturais. Considera-se o valor utilitário e simbólico das tecnologias e seus impactos no cotidiano e na dinâmica das relações estabelecidas no universo doméstico. Analisa os saberes práticos dos sujeitos e as formas alternativas de economia, como a economia solidária e criativa. Busca-se, ainda, refletir sobre modos de vida, construções identitárias, sistemas de organização social, formas de interação e sociabilidade, bem como os mecanismos de integração/acessibilidade e exclusão/segregação de indivíduos e grupos, em contextos rurais e urbanos.

Famílias, Políticas Públicas e Desenvolvimento Humano e Social

Agrega os estudos e as pesquisas que têm como eixo a relação famílias e políticas públicas, visando o desenvolvimento humano e social. As famílias são estudadas de acordo com suas estruturas, arranjos, dinâmicas e transformações nas diferentes etapas de seus ciclos de vida. Direciona investigações relacionadas aos direitos humanos e sociais, em termos da formulação, gestão e avaliação das políticas públicas, dos projetos e dos programas sociais. Contempla ainda as discussões sobre a sustentabilidade do ambiente construído e sobre as formas de constituição e gestão dos territórios, envolvendo aspectos referentes à capacidade de governança, movimentos e redes sociais, práticas identitárias, relações de poder, conflitos, negociações e formas de empoderamento dos atores sociais no espaço rural e urbano.

Docentes:

AMELIA CARLA SOBRINHO BIFANO Ver currículo lattes

ANA LOUISE DE CARVALHO FIUZA Ver currículo lattes

ANGELITA ALVES DE CARVALHOVer currículo lattes

DANIELA LEANDRO REZENDEVer currículo lattes

EVANDRO CAMARGOS TEIXEIRAVer currículo lattes

KARLA MARIA DAMIANO TEIXEIRAVer currículo lattes

Docentes:

LILIAN PERDIGÃO CAIXETA REISVer currículo lattes

MARCIA BARROSO FONTES Ver currículo lattes

MARIA DAS DORES SARAIVA DE LORETOVer currículo lattes

NEIDE MARIA DE ALMEIDA PINTO Ver currículo lattes

RITA DE CASSIA PEREIRAVer currículo lattes

RITA MARCIA ANDRADE VAZ DE MELLOVer currículo lattes

SIMONE CALDAS TAVARES MAFRA Ver currículo lattes

SUELY DE FATIMA RAMOS SILVEIRAVer currículo lattes

Forma de Ingresso

 

O candidato ao Mestrado deverá possuir diploma de graduação em Economia Doméstica ou ser oriundo das áreas de Ciências Sociais Aplicadas e Ciências Humanas. Poderão ser admitidos candidatos de outras áreas, cuja proposta de pesquisa apresente um tema constitutivo da área de concentração e das linhas de pesquisa do Programa.

 

O candidato ao Doutorado deverá possuir título de Mestre em área afim ao Programa de Pós-Graduação em Economia Doméstica, e ter pelo menos um artigo publicado ou um aceite de publicação de artigo em periódico indexado nos últimos 5 anos. Poderão ser admitidos candidatos de outras áreas, cuja proposta de pesquisa apresente um tema constitutivo da área de concentração e das linhas de pesquisa do Programa. Os estudantes estrangeiros serão submetidos às mesmas normas do “Edital do Processo Seletivo do PPGED”.

 

O processo seletivo é composto por quatro etapas (Etapa 1: Análise da proposta de projeto de pesquisa; Etapa 2: Prova de Conhecimento; Etapa 3: Arguição; Etapa 4: Análise do Currículo.

 

A seleção é anual, e as normas do processo seletivo são descritas nos “Editais de Seleção” do Processo Seletivo, divulgado anualmente no link Admissão do PPGED.

 

ACESSE NOSSO SITE