Grupos de Pesquisa
21564
page-template,page-template-full_width,page-template-full_width-php,page,page-id-21564,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Grupos de Pesquisa

Title Image

Grupos de Pesquisa

Get to know us better

Atualmente, o Instituto conta com a participação de 18 grupos de pesquisa. O edital para se vincular ao IPPDS é de fluxo contínuo e pode ser encontrado na aba EDITAIS

Análises de Políticas Públicas

Núcleo de Estudos em Administração Pública, Governo e Sociedade

Economia dos Recurso Naturais e Ambientais

Família do Leite

RENOB-MG – Rede de Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais

GEGOP – Espaços Deliberativos Governança Pública

LAEC/UFV – Liga Acadêmica de Estudos sobre a Criminalidade

Grupo de Estudos em Transparência, Accountability e Corrupção (GETAC)

GeoTec: Geociências Aplicadas e Tecnologias

Sem título-1-01

Gestão na Prática

Sem título-1-02

Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC)

Sem título-1-03

CREC – Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo

Projeto Técnico de Fortalecimento e Estruturação da Cadeia da Fruticultura no Estado de Alagoas

SIGEOnPA

Políticas Educacionais e Desenvolvimento – PED

icones gp-07

GERAR – Grupo de Estudos Rurais: Agriculturas e Ruralidades

nieg 1_Prancheta 1

NIEG – Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero

icones gp_diz

DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença

Análises de Políticas Públicas

Tem como objetivo realizar estudos conjuntos sobre o campo de políticas públicas, refletir, discutir e apresentar propostas relativas ao campo de estudo, examinando questões de processo e análise de políticas, formulação e implementação de políticas públicas, instrumentos políticos, mudanças e reformas políticas, políticas e programas públicos, abrangendo uma gama de abordagens, teóricas, metodológicas e/ou empíricas.

Núcleo de Estudos em Administração Pública, Governo e Sociedade

Criado em 2006, liderado pelo professor Marco Aurélio Marques Ferreira, incorporado naquele ano como membro do núcleo permanente do Programa de Pós-graduação em Administração – Área de Concentração em Administração Pública. Foi um dos primeiros grupos ativos do IPPDS com a realização de atividades de pesquisa, ensino e extensão, individualmente ou em parceria com demais grupos do instituto.

Desde sua criação, o NAPGS visa a interação entre diferentes pesquisadores para a realização de estudos e projetos voltados a alocação de recursos públicos, a qualidade do gasto público, ao desempenho de políticas públicas e as ações interdisciplinares com foco no  desenvolvimento e na sustentabilidade.

 

Dentre os principais públicos-alvo estão governos, secretarias e agências municipais, estaduais e federais. Além de ONGs, Organizações do Terceiro Setor e Agências de Desenvolvimento do Brasil e do exterior interessadas em projetos e ações na linha de atuação do NAPGS. 

 

Membros: Formado por docentes, estudantes e pesquisadores ligados ao Programa de Pós-graduação em Administração sob a coordenação do Prof. Marco Aurélio Marques Ferreira, sendo as equipes de trabalho constituídas por projetos. 

Economia dos Recurso Naturais e Ambientais

Busca compreender as relações estabelecidas entre as atividades econômicas e o meio ambiente, uma perspectiva multidisciplinar. Especial ênfase é dada à  economia das mudanças climáticas e ao setor agropecuário.

Família do Leite

Criado em 2012, tem por objetivo capacitar estudantes dos cursos de Agronomia, Agronegócio, Laticínios, Medicina Veterinária e Zootecnia para atuarem na produção de bovinos leiteiros em Minas Gerais com foco no atendimento a produtores familiares.

As pesquisas do Programa se baseiam no impacto da assistência técnica no desenvolvimento regional, papel da mulher na produção de leite e inserção dos jovens na atividade por meio de tecnologias que facilitem o trabalho no campo. Ainda, o grupo realiza pesquisas de nutrição animal, bem estar e qualidade do leite.

 

O grupo está vinculado ao Departamento de Zootecnia e possui 90 integrantes, sendo 2 professores (Polyana Pizzi Rotta e Marcos Inácio Marcondes), 2 técnicos (Bernardo Magalhães e Nelson Clemente), 6 pós graduandos e 80 estudantes de graduação. Para mais informações acesse o site do Programa. 

RENOB-MG – Rede de Enfrentamento da Obesidade em Minas Gerais

O projeto desenvolve ações de diagnóstico, formação, gestão, avaliação e monitoramento que propiciem a construção da rede de atenção nutricional no SUS para controle da obesidade em Minas Gerais. A formação dos Gestores de Saúde tem como objetivo a elaboração de um projeto para a construção da rede de atenção nutricional da cada município, incluindo diagnóstico, planejamento estratégico e o projeto final. Assim, busca-se a elaboração de um plano de cuidado para atenção integral à saúde de indivíduos e grupos para prevenção e tratamento da obesidade, de acordo com pressupostos teóricos e práticos preconizados pelo Ministério da Saúde

 

Público Alvo: profissionais da área da saúde e educadores físicos que atuam no Núcleo de Apoio à Saúde da Família (NASF) e gestores municipais de saúde

 

Membros:

Sob coordenação da professora Helen Hermana Miranda Hermsdorff, o projeto é composto por aproximadamente vinte professores das áreas de Nutrição, Saúde, Medicina e Enfermagem e Economia Rural das seguintes universidades: Universidade Federal de Viçosa (UFV), Universidade Federal de Lavras (UFLA), Universidade Federal de Uberlândia (UFU) e Universidade Federal de Alfenas (UNIFAL). O projeto conta também com treze bolsistas para suporte técnico, sendo estes estudantes da graduação, pós graduação e profissionais das áreas de alimentação, nutrição e saúde.

Para mais informações acesse o site do projeto.

GEGOP – Espaços Deliberativos Governança Pública

Criado em 2016, o GEGOP busca priorizar o olhar para as relações entre governo e a sociedade, principalmente por meio de estudos sobre espaços deliberativos, em termos de funcionamento, avanços e desafios. Outro foco de estudos está nos arranjos de governança, considerando as formas instituídas e o quanto estão abertas à cidadania e à incorporação das decisões oriundas dos processos deliberativos. Além disso, o grupo também se dedica a estudar todos os aspectos da política do idoso e do envelhecimento ativo.

 

Desde a sua criação, o grupo já reuniu aproximadamente 100 pesquisadores de 8 países (Argentina, Colômbia, Chile, Espanha, Moçambique, Brasil, México, Equador) e estabeleceu parcerias importantes com instituições nacionais e internacionais, para a realização de 

 

eventos, produção de livros, trocas de experiências e publicações diversas. Está vinculado ao Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa – UFV.

Pra mais informações, acesse o site do grupo.

LAEC/UFV – Liga Acadêmica de Estudos sobre a Criminalidade

A Liga Acadêmica de Estudos sobre a Criminalidade – LAEC objetiva despertar o interesse dos integrantes no estudo da criminalidade, promovendo e ampliando o conhecimento do tema. Além disso, tem a finalidade de desenvolver atividades que contribuam com os cursos de graduação e de pós-graduação da UFV, visando à formação profissional crítica e totalizante, fortalecendo a indissociabilidade entre ensino, pesquisa e extensão.

Membros: Participam do grupo de pesquisa estudantes e professores dos programas de Pós-Graduação em Economia e Economia Aplicada, além de estudantes da Graduação dos cursos de Economia, Direito, Ciências Sociais, Administração e outros cursos correlatos ao tema criminalidade, e demais interessados.

Profa. Viviani Silva Lirio (DER, UFV, coordenadora) / Prof. Evandro Camargo Teixeiras (DEE, UFV, coordenador) / Prof. Antônio Carlos Miranda (UFOP) / Felippe Clemente (pós Doc, Universidade de Lisboa, Portugal) / Cícero Braga (Doutorando em Economia Aplicada, UFV)
Ana Cecília Almeida (Doutoranda em Economia Aplicada, UFV) / Bruno Truzzi Rosa (Doutorando em Economia, Unicamp) /
Steffany Costa Jardim (Graduanda em Ciências Econômicas) / Iana Lopes Bicalho (Graduanda em Ciências Econômicas)
Marinez Avelino Gonçalves de Campos (Graduanda em Ciências Econômicas) / Felipe Nathan Ferreira dos Santos (Graduando em Ciências Econômicas)
Pedro Rodrigues Oliveira (Graduando em Ciências Econômicas).

 

Para mais informações, acesse o site da Liga.

Grupo de Estudos em Transparência, Accountability e Corrupção (GETAC)

Tem por objetivo propor análises da gestão pública contemporânea a partir de suas relações com a própria formação do Estado e sua burocracia, bem como sua relação com as organizações do mercado e sociedade, partindo do pressuposto de que uma boa governança pública é fundamental para equilibrar os interesses presentes na esfera pública.

O grupo têm desenvolvido projetos analíticos em âmbito local, no que tange ao executivo, legislativo e sociedade civil organizada, buscando compreender como essas instituições atuam. Também são desenvolvidas pesquisas no que tange Accountability, com foco em municípios, análise do controle interno e externo locais, transparência pública, bem como governança territorial. Outro foco do grupo está na realização de estudos sobre a burocracia pública, e também a promoção de novas formas de agenda de políticas públicas de empreendedorismo e inovação na gestão pública.

GeoTec: Geociências Aplicadas e Tecnologias

O GeoTec surgiu em 2014, a partir da necessidade de qualificar as metodologias e/ou práticas de georreferenciamento no âmbito do CTM – Cadastro Territorial Multifinalitário, integrando a inteligência de Geoprocessamento, Geoestatística, Aprendizado de Máquina e Ciência de Dados. 

Atualmente, o grupo foca no atendimento de necessidades técnicas e tecnológicas dos municípios brasileiros para solucionar problemas de planejamento e gestão pública. Entre as demandas apresentadas diariamente ao grupo estão a otimização dos investimentos municipais, a sustentabilidade econômica da população através dos requisitos técnicos do direito de posse e a formulação de políticas públicas.

Estatística, Economia Rural, Engenharia Civil, Solos, Matemática e Agrimensura e Cartográfica

Gestão na Prática

O Grupo Gestão na Prática surgiu em 2015 a partir da inquietação dos professores e estudantes envolvidos com o gap entre os trabalhos acadêmicos e as necessidades das organizações. Com o passar do tempo o que era um desafio, levar o conhecimento científico para a prática se transformou em um programa de extensão que segue cumprindo seus objetivos dentro da UFV e contribuindo para a formação de estuda.

Seu objetivo é oferecer acesso as ferramentas de gestão aos estudantes e empreendedores interessados em aprender e ensinar sobre os temas propostos. Nesse sentido, o programa oferece oficinas, treinamentos ou workshops sobre alguma ferramenta gerencial,com o intuito de que os participantes possam interagir e compartilhar suas experiências práticas, e formar assim, uma rede de conhecimento.

Público Alvo:

Estudantes, empreendedores e empresários
Equipe:
Ambrozina de Abreu Pereira Silva (UFOP) – Orientadora Projeto Interinstitucional
Ana Caroline Teixeira Rocha – Graduanda em Agronomia (UFV) – Bolsista PIBITI: Marketing e Estagiária no Programa de Fomento à Agricultura
Antonella Araujo de Almeida – Graduanda em Eng. Agrícola e Ambiental (UFV) – Voluntária no PIBITI Marketing.
Bruno Cascardo – Graduando em Eng. de Produção (UFV) – Bolsista PIBITI: Super Cabo Multi
Bruno Val Braga Moreira – Graduando em Agronomia (UFV) – Bolsista PIBEX Projeto Interinstitucional
Diego Sebastiao Landim Silva – Graduando em Cooperativismo (UFV) – Bolsista COOP SAF/MAPA
Diogo Vieira Cabral – Graduando em Cooperativismo (UFV)
Janine Almeida da Silva – Graduanda em Cooperativismo (UFV)
Jessyca Aparecida Mota Mendes – Graduanda em Cooperativismo (UFV) – Bolsista PIBIC Projeto Interinstitucional
Luisa da SIlva Oliveira – Graduanda em Cooperativismo (UFV) – Bolsista no Programa de Fomento à Agricultura
Meggie Cecilia de Oliveira Miranda (UFV) – Graduanda em Cooperativismo – Bolsista PIBIC: Governança e COOP SAF/MAPA
Michel Assef Jorge Ferreira – Graduando em Cooperativismo (UFV) – Bolsista PIBIC Interinstitucional
Millena Luiza Souza e Santiago – Graduanda em Eng. de Produção (UFV) – Bolsista Super Cabo Multi e Projeto RENOB
Pablo Murta Baião Albino – Coordenador (UFV/DER)
Rafael Castilho Moreira Guedes – Mestrando na PPGAdm (UFV/DER) – Orientador Projeto Interinstitucional
Roger Martins Silva Oliveira – Graduando em Cooperativismo (UFV) – Bolsista COOP SAF/MAPA
Samilla Nunes Rezende Rodrigues – Mestranda em Extensão Rural (UFV) – Bolsista no Projeto RENOB
Stella Avilar de Freitas Souza – Graduanda em Cooperativismo (UFV) – Bolsista PIBEX Projeto Interinstitucional
Priscila Andrade Porto – Graduanda em Cooperativismo (UFV) – Bolsista no Projeto RENOB
Ronaldo Perez – Coordenador (UFV/DTA)
Valdicleia de Souza Dias – Graduanda em Administração (UFOP) – Bolsista PIBEX Interinstitucional
Apoiadores:
Super Cabo Multi – Viçosa
CNPq
Projeto RENOB
SICOOB
UFVCred
Para saber mais acesse o Facebook, Instagram e site do grupo

Gestão e Desenvolvimento de Territórios Criativos (GDTeC)

Fundado em 2012, é grupo interdisciplinar com pesquisadores de diferentes áreas de conhecimento de várias regiões do Brasil e do exterior, interessados na Administração Pública, possuindo inclusive ações extensionistas de pesquisa.
Seu escopo é contribuir para denominação, reconhecimento, desenvolvimento, coordenação e avaliação de Territórios Criativos para a gestão sustentável e empreendedorismo nas cidades, frente aos desafios do Século XXI.
O grupo desenvolve atividades de Pesquisa, atividades formativas e de assessoria a governos muinicipais e estaduais. Além de prestar assessoria em políticas públicas nos três níveis governamentais em turismo e economia criativa;
Público Alvo:
Acadêmicos e práticos, interessados em desenvolvimento de territórios por meio da criatividade e do turismo.
Coordenação:
Magnus Luiz Emmendoerfer

Apoiadores:

Órgãos governamentais; Sistema “S”, Universidades.
Possui parceiros no desenvolvimento de Territórios Turisticos Criativos na América Latina e na Europa.
Para mais informações, acesse o Facebook do grupo.

CREC – Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo

O Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo (CREC-UFV), é composto por um grupo de pesquisadores que se propõem a pensar o empreendedorismo e o cooperativismo brasileiro, através do desenvolvimento de pesquisas e atividades de extensão e possui publicações em congressos e revistas importantes de sua área temática. Além disso, ressalta-se a produção de teses e dissertações. Destaca-se que a tese de doutoramento do pesquisador líder deste grupo foi agraciada, em 2015, com o Prêmio José Gomes da Silva, concedido pela Sociedade Brasileira de Administração, Economia e Sociologia Rural – SOBER à melhor tese de doutorado da área de sociologia rural do Brasil. O grupo também possui pesquisadores com artigos premiados em congressos.
Seu objetivo é a realização de pesquisas e projetos nas áreas de empreendedorismo, cooperativismo e desenvolvimento sustentável
Público alvo:
Poder público municipal, estadual e federal.
Organizações do terceiro setor
Empresas, associações e cooperativas
Entidades de ensino pesquisa e extensão
Equipe:
Coord: Prof. Alair Ferreira de Freitas e Alan Ferreira de Freitas
Membros: Gabriela Brandão Lopes
Tamires Ramalho
Isabela Renó Jorge Moreira
Samuel Soares da Silva
Lucas Felipe Rodrigues Ramos
William Barbosa Valada
Samuel Soares da Silva
Soraia Aparecida Monteiro
Rodrigo Lelis de Freitas
Joyce Santana Bernardo
Renato César Cota Miranda
Almiro Alves Júnior
Alvaro Antonio Andrade
Atividades:
Projeto CNPQ Sescoop – Cooperativismo Mineral
Projeto CNPQ Sescoop – Mercados Institucionais
Projeto Proater
Apoiadores:
CNPQ, CAPES, Renova
Para mais informações, acesse o Instagram do grupo.

Projeto Técnico de Fortalecimento e Estruturação da Cadeia da Fruticultura no Estado de Alagoas

A finalidade desta proposta é reduzir as desigualdades econômicas e sociais, intra e inter-regionais; a partir do estímulo à produção e processamento de frutas, visando contribuir de maneira significativa para a efetivação do desenvolvimento do Estado, vencendo o desafio de transformar os programas e recursos federais em oportunidades de negócios com potencial de crescimento sustentável, incentivando uma política de desenvolvimento focada na articulação de três sistemas: o de inovação, o produtivo e o de negócios, numa perspectiva de geração de trabalho e renda de forma sustentável, inclusiva e participativa. Acredita-se que os APLs sejam uma ferramenta de promoção de uma visão sistêmica, capaz de mobilizar meios e instrumentos para o desenvolvimento, por meio de mudanças estruturais, gerando dinamismo econômico, sustentabilidade ambiental, inserção e empoderamento social. O desenvolvimento do projeto se dará por meio da participação de parceiros locais, regionais e nacionais, com vistas a apoiar a produção e criar melhores condições para adquirir maior valor agregado, com a entrega dos produtos, ou de grande parte deles, para que sejam processados por uma agroindústria de caráter cooperativista, e com condições reais de melhor transferir renda para estas famílias. Espera-se que os processos implementados permitam além da melhoria de renda para o produtor por meio da ligação dos elos da cadeia produtiva, beneficiar também o consumidor final com produtos seguros, de qualidade e oferta regular, a partir da agroindustrialização das frutas regionais e todas as atividades que estão ligadas as cadeias produtivas como a distribuição e comercialização. Diante do exposto, esta proposta pretende apoiar as ações de implantação e estruturação do Polo da Fruticultura Alagoana, beneficiando aproximadamente oito mil produtores rurais e agricultores familiares na organização e condução de suas produções e na comercialização de seus produtos e contribuindo com a diminuição da migração campo-cidade.
Objetivo:
Promover o desenvolvimento regional, por meio do incentivo a agregação de valor na fruticultura irrigada visando apoiar o processo de organização da produção e comercialização dos produtores rurais no Estado de Alagoas, em consonância com o Polo da Fruticultura Alagoana. Para tal, pretende-se realizar levantamento dos potenciais fruticultores, das espécies a serem cultivadas e potenciais mercados; elaborar plano de negócios do setor de frutas, dimensionando o mercado consumidor para frutas in natura e processadas e promovendo ações voltadas para implantar a unidade de beneficiamento de frutas e a central de produção de mudas certificadas.
Público Alvo:
Entre agricultores familiares e pequenos e médios produtores, que desenvolvem atividade e/ou com potencial para produzir frutas com áreas de até 4 módulos fiscais, bem como associações, consórcios, cooperativas e grupos de produção.
Equipe:
Maria Lúcia Calijuri
Marcelo José Braga
Mateus Gonzatto
Vinícius José Ribeiro
Jackeline de Siqueira Castro
Juliana Ferreira Lorentz
Sabrina do Carmo Alves
André Paiva Pereira
Apoiadores:
Codevasf/Carpil

Para mais informações acesse:

SIGEOnPA

Grupo de Pesquisa e Extensão vinculados ao Departamento de Engenharia Civil da Universidade Federal de Viçosa – UFV. Nossas principais áreas de domínio envolvem trabalhos com informações geoespaciais e pesquisas ambientais. Nosso grupo desenvolve uma série de pesquisas e atividades de extensão destacando-se ações de valorização de resíduos do saneamento ambiental por meio do tratamento de efluentes e cultivo de biomassa de microalgas, reuso de água, geração de bioenergia, melhoria da disponibilidade de água em quantidade e qualidade e educação ambiental.
Objetivo:
Proposição de revitalização socioeconômica para o semiárido por meio da inserção da palma forrageira, tolerante à Cochonilha do Carmim
Público Alvo:
Agricultores familiares do semiárido brasileiro
Equipe:

Maria Lúcia Calijuri (Coordenadora)

Wagner Campos Otoni
Vinicius Jose Ribeiro
Juliana Ferreira Lorentz
Letícia Rodrigues de Assis
Kamila Motta de Castro
Daniele Vidal Faria
Sabrina do Carmo Alves
Jackeline de Siqueira Castro
André Paiva

Atividades Desenvolvidas:

1) Produção, por meio de cultivo in vitro, de propágulos de variedades de palma forrageira resistentes à Cochonilha do Carmim adaptados às condições do Semiárido e além da difusão da palma forrageira como fonte de fortalecimento da agricultura familiar no Nordeste.

2) Capacitação e assistência aos agricultores familiares para manutenção dos cultivos.
Apoiadores:
CODEVASF, MAPA, FIDA
Para mais informações acesse o site do grupo.

Políticas Educacionais e Desenvolvimento – PED

O Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Desenvolvimento está vinculado ao Departamento de Administração e Contabilidade, com atividades ativas em pesquisas e orientações de estudantes de Graduação e do Mestrado e Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Administração da UFV. As atividades do grupo acontecem desde 2016 e, desde então, diversos trabalhos científicos foram elaborados e publicados.
Objetivo:
Desenvolver pesquisas e trabalhos que visem contribuir para os conhecimentos sobre Políticas Educacionais e seus desdobramentos nas arestas do Desenvolvimento Social e Econômico.
Público Alvo:
Pesquisadores, Estudantes, Instituições e Pessoas interessadas na área.
Equipe: 
Coordenadora: Fernanda Maria de Almeida.
Membros pesquisadores: Kristinn Hermmansson; Wescley Silva Xavier; Cristiana Tristão Rodrigues.
Estudantes: Gabriel Fernandes Lobo; Sabrina Olimpio Caldas de Castro; Cassiano Julião.
Atividades:
Projetos de Pesquisa; Elaboração de Artigos Científicos, Teses, Dissertações e Monografias; Treinamentos e Capacitações para Instituições Públicas.
Apoiadores:
Capes; CNPq; Fapemig.

GERAR – Grupo de Estudos Rurais: Agriculturas e Ruralidades

O Grupo de Estudos Rurais: Agriculturas e Ruralidades (GERAR) foi criado e registrado no site do CNPq no ano de 2010. O Grupo é formado por pesquisadores, estudantes da pós-graduação e da graduação, oriundos das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências Humanas, oriundos de cursos como: Agronomia, veterinária, Zootecnia, Biologia, Geografia, Economia Doméstica, Educação, Ciências Sociais e Extensão Rural..
Objetivo:
Investigar fenômenos relacionados as seguintes temáticas: 1) Famílias de agricultores na contemporaneidade; 2) Mudança dos modos de vida dos agricultores que vivem nos pequenos municípios em regiões agrícolas; 3) Deslocamento pendular rotineiro entre o campo e a cidade; 4) Efeitos dos usos dos meios de comunicação no campo; 5) Mudanças advindas com a universalização da previdência rural para as famílias de agricultores; 6) Ocupações rurais não agrícolas desenvolvidas pelas famílias de agricultores na contemporaneidade; 7) Mudanças no modelo tradicional de sucessão na agricultura familiar; 8) Formação profissional no campo das Ciências Agrárias; 9) Relações de gênero e de geração no campo..
Público Alvo:
Estudantes da pós-graduação e da graduação, oriundos das áreas de Ciências Agrárias, Ciências Biológicas e Ciências Humanas, oriundos de cursos como: Agronomia, veterinária, Zootecnia, Biologia, Geografia, Economia Doméstica, Educação, Ciências Sociais e Extensão Rural.
Equipe: 
Ana Louise de Carvalho Fiúza – Coordenadora
Neide Maria de Almeida Pinto – Comissão Coordenadora
Angelita Alves de Carvalho – Comissão Coordenadora
Guelmer Junior Almeida de Faria – Comissão Coordenadora
Eugenia Galicia Gonzalez- Pesquiadora-Doutoranda
Nayhara Freitas Martins Gomes – Pesquisadora-Doutora
Flavia Alves Santos – Pesquisadora-Doutoranda
Andressa Gonçalves – Pesquisadora-Douranda
Tatiani Gouvea – Pesquisadora-Doutoranda
Tamires Pereira – Pesquisadora-Doutoranda
Dayane Freitas de Medeiros – Pesquisadora-Mestranda
Fabiane Fonseca – Pesquisadora-Doutoranda
Byron Javier Jimenez Fuentes – Pesquisadora–Mestranda
Natália Rodrigues – Pesquisadora–Iniciação Científica.
Atividades:
Cursos; Palestras; Seminários; Pesquisas com metodologias Qualitativas e Quantitativa.
Apoiadores:
CNPq; CAPES; FAPEMIG

NIEG – Núcleo Interdisciplinar de Estudos de Gênero 

Integrado ao Centro de Ciências Humanas Letras e Artes (CCH) da Universidade Federal de Viçosa (UFV), o NIEG desenvolve atividades de ensino, pesquisa e extensão tendo como referência os Estudos de Gênero e Estudos Feministas e tem priorizado o campo da educação, saúde, políticas públicas e linguagens.  Assumindo a interseccionalidade como princípio, os temas tratados são controle social, violência de gênero, processos de formação e sistemas de informação. No NIEG, estudantes e pesquisadoras de diferentes áreas do conhecimento trabalham coletivamente nos diferentes projetos de pesquisa, ensino e extensão. Essa interação permite promover a reflexão sobre gênero, sexualidades e justiça social contribuindo para que os/as que dela participam incorporem essa perspectiva em sua atuação profissional e cidadã. Os trabalhos de extensão têm sido, até momento, a base da produção do NIEG, mas novas parcerias e projetos de pesquisa estão sendo desenvolvidos, assim como os de ensino.  As redes de cooperação em torno dos projetos tem ampliado a perspectiva interdisciplinar em sua radicalidade, possibilitando tecer ações tanto com grupos de mulheres da sociedade civil quanto atores institucionais governamentais. O NIEG também tem uma representação no Conselho Municipal da Mulher da cidade de Viçosa-MG.
Objetivos:
– Desenvolver estudos, pesquisas e debates interdisciplinares sobre temas relevantes envolvendo as dimensões de gênero nas práticas sociais. – Promover atividades de extensão, ensino e pesquisa acadêmica comprometidas com transformações sociais para o enfrentamento das desigualdades de gênero. – Promover Seminários, Cursos, Conferências e Encontros que viabilizem a análise e discussão dessa temática; – Divulgar os resultados de estudos e pesquisa desenvolvidos pelo Núcleo; – Incentivar a formação e capacitação de recursos humanos na área de gênero; – Contribuir para a definição de políticas públicas balizadas pelo enfoque de gênero.
Público Alvo:
Comunidade universitária, sociedade civil e atores institucionais e governamentais.
Atividades:
Programa Vigilância em Saúde (em andamento), Programa Casa das Mulheres (em andamento), Mulheres na Ciência UFV (Concluído), cursos e eventos, assessorias e parcerias com instituições públicas, etc.
Equipe:
Cristiane Magalhaes de Melo
Bianca Lima
Daniela Leandro Rezende
Débora Fernandes Pessoa Madeira (Vice – coordenadora)
Diego Costa Mendes
Elen Machado Tavares
Heloisa Raimunda Herneck
Isabela Ferreira de Castro
Jamille Gomes
Luiz Ismael Pereira
Maria Carmen Aires Gomes (Coordenadora)
Maria Simone Euclides
Mariana Ramalho Procópio Xavier
Marilda Teles Maracci
Natália Fontes de Oliveira
Apoiadores: CCH, PPPG.

DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença

Apresentação:
O DIZ – Grupo de Pesquisa em Discursos e Estéticas da Diferença busca desenvolver pesquisas e ações que se debruçam sobre a temática da diferença, a partir de duas grandes dimensões epistemológico-metodológicas: discursos e estéticas. O grupo atua em duas linhas de pesquisa: 1) Experiência pública, tempo e diferença; e 2) Linguagens, produções sociotécnicas e diferenças. O DIZ possui vinculação institucional com os Programas de Pós-Graduação em Letras e em Educação da UFV, e com o Programa de Pós-Graduação em Comunicação da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), além de ser parceiro do Laboratório de Análise e Experimentação Audiovisual e do Pólen – Laboratório de Experimentação em Comunicação e Organizações, ambos do Departamento de Comunicação Social da UFV.

Objetivos:
A partir de uma abordagem comunicacional dos fenômenos pesquisados, privilegia estudos e ações transversais que investigam:

1) marcadores da diferença (gênero, raça, classe, urbanidades/ruralidades, sexualidades, etc), em sua relação com a vida social contemporânea, com os contextos midiatizados e com as políticas públicas;
2) emergências e experiências da diferença, em seus aspectos discursivos, acontecimentais, narrativos e estéticos;
3) diferenças frente a historicidades e discursividades dos processos comunicacionais; e
4) dispositivos midiáticos, produtos audiovisuais, contextos organizacionais e diferenças sob uma leitura da estética, dos discursos e das temporalidades.

Público-Alvo:
Pesquisadoras e pesquisadores, estudantes de graduação e pós-graduação, organizações públicas, privadas e do terceiro setor, pessoas e instituições de mídia e associações científicas.

Equipe:
Coordenação: Profa. Mariana Ramalho Procópio Xavier e Prof. Rennan Lanna Martins Mafra
Integrantes pesquisadoras e pesquisadores: Prof. Diego Costa Mendes, Profa. Deíse de Oliveira Moura, Profa. Angela Cristina Salgueiro Marques (UFMG).
Pesquisadoras e pesquisadores em formação (graduação e pós-graduação):
Abraão Filipe Marques de Oliveira
Adriana Helena de Almeida Freitas
Amanda Thomaz Monteiro
Déborah Médice Silva
Hugo Magalhães Queiroz
Isac Oliveira Godinho
João Luiz Pedrosa da Silva
Julia Camim
Julio Cesar Rocha Conceição
Letícia da Silva Cassiano
Lucilene Maria Vidigal Castro
Maíra Teixeira Ferrari
Maria Fernanda De Oliveira Ruas
Mariana Singulani Silva
Maurício João Vieira Filho
Renata Maria Bittencourt Gomes
Rita Cristina da Silva
Robson Evangelista dos Santos Filho
Suéllen Stéfani Felício Lourenço
Tábatha da Silva Valentim
Talison Pires Vardiero
Yan Gabriel da Conceição Oliveira

Atividades:
Desenvolvimento de projetos de pesquisa; elaboração de artigos científicos, trabalhos de conclusão de curso, dissertações e teses; atividades de formação, assessoria e consultoria para organizações e instituições da mídia.

Apoiadores:
CNPq, Capes, Fapemig e demais instituições parceiras.
Espelho do Diz na Plataforma Lattes: http://dgp.cnpq.br/dgp/espelhogrupo/370570
Mais informações no site do Diz: www.diz.ufv.br