PAEG em Foco: XV Curso Capacita Pesquisadores para Modelagem Econômica Avançada em Viçosa-MG

Entre os dias 11/12 e 15/12 o XV Curso sobre o Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira (PAEG) reuniu pesquisadores, estudantes de pós-graduação e profissionais de diversas instituições de ensino, promovendo uma imersão no universo da simulação de políticas econômicas. Coordenado pelo Prof. Dr. Ian Trotter da UFV (Universidade Federal de Viçosa), o minicurso conta também com uma equipe de coordenação composta pelo Prof. Dr. Erly Teixeira (UFV), Prof. Dr. Marcos Nazareth (UNIVIÇOSA), e os instrutores: Matheus Wemerson (UFMS), Rayan Wolf (UEMS), Cícero Zanetti (FGV) Marcos Nazareth (UNIVIÇOSA) e Angelo Gurgel (FGV/MIT).

Estrutura do Curso

O curso adotou um formato híbrido, dividido em duas etapas cruciais. Com uma turma de 13 participantes, o módulo básico, ministrado durante as três primeiras semanas de novembro de 2023, proporcionou aos participantes a flexibilidade de acessar aulas gravadas, textos e exercícios semanais por meio da plataforma Google Classroom. Além disso, sessões de tutoria online ao vivo, realizadas todas as sextas-feiras via Meet, ofereceram a oportunidade de aprofundamento nos temas abordados.

A segunda etapa, marcada para a segunda semana de dezembro de 2023, se concentrou no módulo avançado. Este último proporcionou uma experiência presencial em Viçosa-MG, centrada na modelagem e simulação de projetos individuais no âmbito do PAEG.

O PAEG em Foco

O PAEG, Projeto de Análise de Equilíbrio Geral da Economia Brasileira, é um pacote de equilíbrio geral computável (EGC) que estabelece conexões entre as cinco regiões do Brasil e o restante do mundo. Com um banco de dados atualizado para 2017, vinculado ao GTAP 11.0, representa a economia global. Esta ferramenta permite a análise de políticas fiscais, setoriais, regionais, ambientais e os impactos de acordos comerciais internacionais nas economias regionais brasileiras.

Objetivo da Capacitação

O principal objetivo do curso foi capacitar pesquisadores para a utilização do PAEG, permitindo simulações de mudanças em políticas fiscais, regionais, setoriais, de comércio internacional e ambientais. Essas simulações visam compreender as variáveis econômicas das regiões brasileiras e avaliar os impactos simultâneos em outras partes do mundo.

Participantes e Abrangência Internacional

O curso atraiu participantes de diversas instituições, incluindo ESALQ, UFSM, UFV, IBMEC e EFE. Destaca-se a presença de um aluno do Paraguai, evidenciando o alcance internacional e a relevância do PAEG como ferramenta de pesquisa econômica.