IPPDS sedia 1° Encontro de Pesquisa Qualitativa LABQUALI/UFV

IPPDS sedia 1° Encontro de Pesquisa Qualitativa LABQUALI/UFV

No dia 30 de novembro de 2023, o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da Universidade Federal de Viçosa (UFV) sediou o I Encontro de Pesquisa Qualitativa LabQuali/UFV, marcando o início de uma iniciativa inovadora para fomentar a pesquisa qualitativa na instituição.

O evento ficou a cargo da professora Maria Alice Mendonça, docente do Departamento de Economia Rural e integrante do Programa de Pós-graduação em Extensão Rural da UFV. Maria Alice Mendonça, que também atua como coordenadora do LabQuali, destacou a importância desse encontro como um marco para a consolidação do laboratório. “Estamos reunidos em prol da construção e usufruto do LABQUALI/UFV. Para isso, convidamos os pesquisadores e pesquisadoras que tenham interesse em construir esse espaço inovador ao nosso lado.”, afirma Maria Alice.

O LabQuali, inaugurado em agosto de 2023, tem como propósito se tornar um Centro de Referência em Pesquisa Qualitativa na UFV, sendo caracterizado por sua diversidade, interdisciplinaridade, inclusão e diálogo. A comissão coordenadora do LabQuali é composta por Maria Alice Mendonça (coordenadora), Bruno Tavares, Lilian Perdigão e Marcelo Romarco (apoio e transição de coordenação prévia), sendo o evento conduzido de forma dinâmica pela professora Maria Alice, resultando em 50 inscritos, incluindo pesquisadores, docentes e pós-graduandos dos quatro centros de ciências da UFV.

Durante o evento, foi aplicada a metodologia Café do Mundo (world coffee), uma técnica de elaboração e síntese coletiva voltada para a resolução de problemas complexos, fomentando o engajamento dos participantes.

Como desdobramento, a equipe organizadora planeja construir uma matriz de sistematização a partir dos dados produzidos durante o encontro. Além disso, está prevista a mobilização dos participantes para frentes de trabalho e o planejamento das próximas atividades do LabQuali.

Uma notícia adicional anunciada durante o encontro foi a entrada em funcionamento de duas estruturas laboratoriais: o Laboratório de Grupo Focal e duas máquinas equipadas com o software Iramuteq para análise de dados. Essas estruturas estão abertas para uso pela comunidade universitária, com agendamento realizado por meio dos emails jose.ruggiero@ufv.br e labquali.ippds@ufv.br, seguindo as orientações de uso e responsabilidade.

Veja fotos do evento no link