Reunião estratégica com representantes da Universidade Federal de Viçosa e Universidad Nacional de Asunción discute parcerias para trabalhos com a Biblioteca SAL no Paraguai

Representantes da Universidad Nacional de Asunción (UNA) participaram, na última terça-feira (14), de uma reunião estratégica com representantes da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e Biblioteca Semiáridos da América Latina (SAL). O encontro teve como principal objetivo a apresentação e socialização da Biblioteca SAL, visando estabelecer uma parceria inovadora para promover trabalhos na área dos Semiáridos no Paraguai.

A Biblioteca SAL é resultado de uma colaboração interinstitucional, consolidada por meio do Acordo de Cooperação Técnica entre a Universidade Federal de Viçosa (UFV), a Articulação Semiárido Brasileiro (ASA) por meio da Associação Programa Um Milhão de Cisternas (AP1MC), e a Plataforma Semiáridos América Latina, representada pela Fundação para o Desenvolvimento da Justiça e da Paz (FUNDAPAZ) e pela Fundação Nacional para o Desenvolvimento (FUNDE). Seu propósito principal é reunir e visibilizar materiais técnicos, acadêmicos, de pesquisa e de gestão do conhecimento relativos aos Semiáridos da América Latina.

A plataforma foi concebida como um sistema de informação que visa reunir, preservar, divulgar e proporcionar acesso à produção interinstitucional, promovendo o intercâmbio com outras instituições, otimizando a gestão de investimentos em pesquisa e contribuindo para a elaboração de indicadores científicos e tecnológicos.

A iniciativa está alinhada com o movimento global de acesso aberto à informação técnica, científica e cultural, promovendo maior visibilidade, valorização, preservação e divulgação da produção informacional. Essa abordagem contribui para a sistematização de políticas de disseminação, permitindo à sociedade acesso facilitado aos resultados das atividades de pesquisa, criação e inovação.

Na reunião estiveram presentes o Prof. Dr. Daniel González Decano, da Facultad de Ciencias Agrarias da UNA, Dra. Zully Vera de Molinas, Reitora da UNA, Prof. Dr. Marcelo Braga, da UFV e diretor do IPPDS, Emilio Aquino, Moderador da Dirección General de Extensión Universitaria da UNA, Ángel Benítez, Moderador e Doutorando da UFV, e Dr. Javier Barua, Diretor Geral de Investigación Científica y Tecnológica do Rectorado da UNA.

Além desses participantes notáveis, diversos diretores e professores das diferentes Unidades Acadêmicas da UNA estiveram presentes, evidenciando o interesse amplo e o apoio institucional à proposta de parceria. O encontro se encerrou com a expectativa de futuras discussões e aprofundamentos sobre os termos dessa colaboração promissora entre a Universidad Nacional de Asunción e a Biblioteca SAL.