Missão do FIDA acompanha desenvolvimento do Projeto AKSAAM no semiárido nordestino

No período de 6 a 8 de novembro de 2023, uma equipe do Fundo Internacional de Desenvolvimento Agrícola (FIDA) realizou uma missão de acompanhamento no Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) para supervisionar os trabalhos do projeto AKSAAM, com foco no planejamento para o ano de 2024. O objetivo central foi acompanhar a elaboração de publicações, estudos e cartilhas previstas, além de outras ações complementares, como o curso de sistemas florestais e a participação da equipe do AKSAAM no Semiárido Show.

Luís Claudio Campos, consultor do FIDA e líder da missão, ressaltou a importância desses estudos para os projetos futuros do FIDA, destacando como contribuem para embasar as políticas públicas de desenvolvimento rural. “O AKSAAM, como um projeto focado em gestão do conhecimento, tem um papel muito importante em complementar os outros projetos de investimento do FIDA no Brasil”, conta Luís.

Rodrigo Ferraz, também consultor do FIDA, descreveu a missão como extremamente positiva, evidenciando uma variedade de estudos e experiências apresentados pela equipe do AKSAAM. Entre esses estudos, destacam-se metodologias de assistência técnica, a relevância da agricultura familiar para os objetivos do desenvolvimento sustentável, o papel das cooperativas e até mesmo questões de inclusão social, como o empoderamento feminino e o estudo preliminar sobre a situação da população LGBTQIA+ no contexto do semiárido rural.

Os estudos sobre empoderamento feminino e inclusão socioprodutiva das mulheres agricultoras revelam-se especialmente relevantes para a realidade do semiárido, enquanto a abordagem inovadora de analisar a situação da população LGBTQIA+ torna os projetos do FIDA mais inclusivos e alinhados com a realidade social e produtiva do nordeste brasileiro. A missão foi fundamental para o acompanhamento do progresso do AKSAAM e reforçou o compromisso do FIDA em promover o desenvolvimento sustentável. A continuidade desses estudos e o apoio a projetos inovadores demonstram o comprometimento em buscar soluções mais abrangentes e eficazes para o desenvolvimento rural no Brasil.

Veja fotos do evento clicando no link