Claudia Goldin recebe prêmio Nobel de Economia de 2023; professora estuda o papel da mulher no mercado de trabalho

A professora de Harvard, Claudia Goldin, ganhou o Prêmio Nobel de Economia de 2023, na última segunda-feira (09), por suas pesquisas sobre o papel da mulher no mercado de trabalho. Ela é uma das economistas mais influentes do mundo e já recebeu prêmios notáveis, como o Prêmio Mincer da Sociedade de Economistas do Trabalho em 2009 e o Prêmio IZA em 2016.
Suas pesquisas recentes se concentram na trajetória das mulheres universitárias em relação às conquistas profissionais e familiares, com destaque para seu livro “Journey Across a Century of Women: The Quest for Career and Family” lançado em 2021, que examina a evolução das aspirações das mulheres ao longo de 120 anos.
Claudia Goldin nasceu em Nova York em 1946 e inicialmente estudou microbiologia, mas mudou para a economia durante sua graduação na Universidade de Cornell, influenciada por Alfred Kahn. Após concluir seu doutorado na Universidade de Chicago, concentrou-se na economia do trabalho e, ao longo de sua carreira, desempenhou papéis de destaque em revistas e organizações econômicas.
Sua pesquisa demonstrou que a disparidade salarial entre homens e mulheres persiste nos mesmos empregos e geralmente começa após o nascimento do primeiro filho. Ela enfatiza a importância de uma divisão equitativa de tarefas entre homens e mulheres para lidar com desafios de conciliação entre trabalho e família.
Claudia Goldin é a terceira mulher a receber o Prêmio Nobel de Economia, seguindo Ellinor Ostrom em 2009 e Esther Duflo em 2019.