Trabalho desenvolvido por grupo de pesquisa do IPPDS é premiado no X Encontro Brasileiro de Administração Pública

O Grupo de Pesquisa em Políticas Educacionais e Desenvolvimento (PED) teve seu trabalho reconhecido no X Encontro Brasileiro de Administração Pública, realizado em junho deste ano na cidade de Brasília. O artigo intitulado “O efeito da política de cotas na redução da desigualdade de gênero em egressos da Universidade Federal de Viçosa”, de autoria de Carlos Augusto de Sousa e Fernanda de Almeida, ambos do Departamento de Administração e Contabilidade da Universidade Federal de Viçosa foi premiado como o melhor artigo no Grupo de Trabalhos em Análise de Políticas Públicas.

A pesquisa, que teve como foco o impacto da política de cotas na Universidade Federal de Viçosa em relação à desigualdade de gênero entre os egressos, conquistou a atenção dos jurados e participantes do evento. O estudo utilizou informações do questionário socioeconômico preenchido por estudantes que ingressaram na UFV entre 2010 e 2020, juntamente com os valores médios de salários associados às profissões dos graduados. Os pesquisadores conduziram uma análise exploratória dos dados e realizaram uma análise de regressão utilizando uma abordagem de dados em painel.

O reconhecimento no X Encontro Brasileiro de Administração Pública é um estímulo para que mais pesquisadores e acadêmicos continuem investigando e debatendo as políticas públicas e seus impactos na sociedade, visando sempre a construção de uma sociedade mais igualitária e justa.

Para ter acesso ao artigo na íntegra, acesse o link