Ações do AKSAAM impactam mais de 26 mil famílias beneficiárias em 2022

Ações do AKSAAM impactam mais de 26 mil famílias beneficiárias em 2022

O Projeto “Adaptando Conhecimento para Agricultura Sustentável e Acesso ao Mercado” (AKSAAM), do Fundo Internacional para o Desenvolvimento Agrícola – FIDA, é executado pelo Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável – IPPDS, vinculado à Universidade Federal de Viçosa – UFV. Seu objetivo é reduzir a pobreza rural com foco no desenvolvimento agrícola sustentável para promover a segurança alimentar e nutricional, trabalhando para que agricultores familiares tenham acesso às tecnologias e ao conhecimento, aumentando sua produtividade e condições de acesso aos mercados nas regiões semiáridas da América Latina e Caribe.

No ano de 2022, o projeto desenvolveu atividades no semiárido brasileiro, se destacando em várias de suas ações. De acordo com dados divulgados pelo site oficial do AKSAAM, o projeto atendeu mais de 26 mil famílias em diferentes ações do projeto, até junho de 2022, superando a meta inicial. Entre os grupos atendidos, estão: agricultores familiares, incluindo mulheres, jovens, povos e comunidades tradicionais, contribuindo também com a preservação ambiental e cultural dessas regiões.

Além dessas atividades, também foi lançado em 2022 o Curso de Extensão “Sistemas Agroflorestais (SAFs) em Regiões Semiáridas”. O curso atendeu mais de 100 participantes aprovados por edital, entre profissionais de Assistência Técnica e Extensão Rural (ATER) (de entidades públicas, do terceiro setor e privadas) do Brasil, da América Latina e Caribe, além de professores, professoras, técnicos e técnicas de Escolas Família Agrícola (EFAs).

O AKSAAM elaborou e disponibilizou, ainda, produtos de Gestão de Conhecimento, como cartilhas e manuais voltados para apoio e fortalecimento da agricultura familiar, bem como estratégias de produção,manejo e convivência com o semiárido. Os materiais podem ser acessados no site do projeto.

A gerente administrativa e financeira do AKSAAM, Karinne Galinari, que acompanha o projeto desde o início, conta que “O AKSAAM conseguiu atingir os objetivos que foram propostos inicialmente, ultrapassando a meta de ações. Conseguiu atender os beneficiários do projeto implementando as boas práticas e as lições aprendidas ao longo dos trabalhos”.
Acesse o site aksaam.ufv.br e siga @aksaam_br para mais informações.