Pesquisa do PPG-DLA/UFV analisa o silenciamento feminino nas narrativas de guerra em livro de escritora ucraniana

Há cerca de três meses o mundo está presenciando uma guerra na Ucrânia, com a invasão russa, envolvendo tensões com toda a Europa, OTAN, EUA, Canadá e Japão. Além de embargos econômicos e socioculturais, a aberta menção ao uso de armas nucleares coloca o mundo em alerta máximo, devido à proporção global e desastrosa que uma guerra nuclear poderia atingir. Diante de toda essa situação lastimável, no campo científico, deve-se incentivar que os pesquisadores possam e devam desenvolver trabalhos associados ao estudo desses conflitos armados que, entre outros fatores, demonstram uma dedicação de promover sociedades mais justas e pacíficas – em comum acordo com o estabelecido pelas metas da Agenda 2030 da ONU, que lista 17 objetivos de desenvolvimento sustentável.

Igualmente alinhado aos pilares do IPPDS, que busca enfatizar as políticas públicas e o desenvolvimento sustentável, promovendo o avanço nos campos teórico e prático, uma pesquisa de um dos programas de Pós-Graduação vinculados ao instituto ressalta o pilar social. Isso ocorre na medida em que o estudo contempla os eixos da equidade de gênero; redução das desigualdades; paz, justiça e instituições eficazes.

Inserido no PPG-DLA/UFV – Estudos Linguísticos, mais especificamente no campo da Análise do Discurso, sob orientação da Profa. Dra. Mariana Ramalho Procópio Xavier, o trabalho da mestranda Mariana Singulani busca investigar a guerra feminina revelada no livro A guerra não tem rosto de mulher (2015), da autora ucraniana Svetlana Aleksiévitch, e o que o contar pelas mulheres evidencia. A obra em questão trata especificamente do contexto da Segunda Guerra Mundial, mas a abordagem é extensiva.

Isto é, somado a outras questões, esse traço particular da obra [narrativas femininas] interessa às pesquisadoras ao passo que permite uma reconstrução da história da guerra, conforme o olhar das mulheres soviéticas combatentes e sobreviventes. Além de possibilitar analisar os imaginários sociodiscursivos relacionados à guerra e às feminilidades, construídos na obra referida. A mestranda acredita que essa pesquisa possa contribuir para a discussão sobre silenciamento feminino nas narrativas de guerras, tendo que o silêncio é, entre outras interpretações, marca latente em situações de opressão e censura, logrando atenção dos estudos discursivos e dos interesses do grupo de pesquisa Diz – Discurso e Estéticas da Diferença. grupo ao qual as pesquisadoras estão vinculadas.

A ideia para o trabalho partiu do interesse da estudante em aliar, em certa medida, os estudos literários com os estudos linguísticos (duas linhas diferentes de pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Letras – UFV). Mariana tem graduação em Letras/Português-Literatura também pela UFV e ingressou no mestrado em 2019. Na graduação, participou do grupo de estudos AFECTO – Abordagens Faircloughianas para Estudos do Corpo/discurso Textualmente Orientados – no qual teve a oportunidade de conhecer um pouco mais sobre o campo da Análise do Discurso. O livro A guerra não tem rosto de mulher, de Aleksiévitch, possibilitou um potencial de pesquisa em que a estudante poderia conciliar as duas áreas de interesse, escolhendo a linha de pesquisa dos Estudos Linguísticos – Análise do Discurso, com base no objeto caracterizado como “literário de não-ficção”. Em outras palavras, a pesquisadora desenvolve seu estudo fundamentado no arcabouço teórico-metodológico da Análise do Discurso Literário.

Essa pesquisa é uma forma de contribuir também para reflexões que estejam preocupadas em favorecer o desenvolvimento sustentável e o fortalecimento das políticas públicas. Visto que tais propósitos ficam ainda mais comprometidos em tempos de guerra, como podemos observar na midiatização atual da guerra na Ucrânia, bem como no livro supracitado, em que os prejuízos sociais são atestados.

Redação: Mariana Singulani – mestranda em Estudos Linguísticos do Programa de Pós-Graduação em Letras (UFV)

Edição: Thiara Klein – jornalista / assessora de comunicação IPPDS-UFV

Orientação: Mariana Ramalho Procópio Xavier – Professora do Departamento de Comunicação Social – UFV e Professora Orientadora do Programa de Pós-Graduação em Letras – UFV. Co-líder do grupo de pesquisa Diz – Discursos e Estéticas da Diferença.