CREC lança cartilhas gratuitas e digitais voltadas para Agricultura Familiar
22998
post-template-default,single,single-post,postid-22998,single-format-standard,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

CREC lança cartilhas gratuitas e digitais voltadas para Agricultura Familiar

CREC lança cartilhas gratuitas e digitais voltadas para Agricultura Familiar

O Centro de Referência em Empreendedorismo e Cooperativismo para o Desenvolvimento Sustentável (CREC-UFV), órgão vinculado ao IPPDS-UFV, lançou duas cartilhas digitais e gratuitas com conteúdo adicionais para serem acessados pelo celular.

A primeira delas, “Cooperativismo e Associativismo na Agricultura Familiar”, discute a importância da organização socioprodutiva da agricultura familiar, as diferenciações entre associações e cooperativas, e ainda um passo a passo para formalização de uma cooperativa. Na cartilha, os usuários têm ainda a possibilidade de fazer o download de materiais complementares, modelos de documentos para formalização desses empreendimentos, informações sobre acesso a possíveis mercados para comercialização dos produtos da agricultura familiar por meio de QR Codes disponibilizados que podem ser lidos pela câmera do celular.

A segunda cartilha, “Ferramentas e Metodologias para Gestão de Cooperativas e Associações da Agricultura Familiar”, é focada nos conceitos e ferramentas práticas para o planejamento estratégico, gestão da qualidade, gestão de marketing e gestão financeira específico para empreendimentos da agricultura familiar. Nesta cartilha também é possível acessar links para páginas e documentos da internet que te darão acesso a informações adicionais utilizando o QR Code do celular.

As publicações têm como autores os pesquisadores Alan Ferreira de Freitas, Alair Ferreira de Freitas, Almiro Alves Júnior, Isabela Renó Jorge Moreira, Layon Carlos Cezar, Luana Ferreira dos Santos e Lucas Ferreira Mesquita. Esse trabalho é fruto de ação do Programa de Articulação e Fortalecimento da Assistência Técnica e Extensão Rural para o Desenvolvimento Sustentável de Municípios da Bacia do Rio Doce em Minas Gerais (PROATER), vinculado ao CREC-UFV em parceria com a Fundação Renova.

Os materiais podem ser acessados nos links disponíveis abaixo.

Nenhum comentário

Comente