IPPDS lança terceiro e-book sobre Segurança Alimentar e Nutricional e Agricultura Familiar

O Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS), órgão da Universidade Federal de Viçosa (UFV), em parceria com o Programa de Pós-graduação em Agroecologia da UFV, lançou o e-book “Comercialização da Agricultura Familiar no desenvolvimento da Segurança Alimentar e Nutricional”. O livro é o terceiro de uma série de publicações sobre o tema e neste material os autores apresentam uma contextualização sobre a importância da Segurança Alimentar e Nutricional (SAN) a partir de experiências de execução do Programa de Aquisição de Alimentos (PAA) e do Programa Nacional de Alimentação Escolar (PNAE).

O livro traz aspectos e mercados envolvendo SAN e agricultura familiar, estímulo à circuitos curtos de comercialização, contextualizando com iniciativas e experiências dentro da atuação do PAA, especialmente na modalidade Compra Institucional, e do PNAE. Parte do material deriva de duas dissertações de mestrado em Agroecologia/UFV. Conhecer o percurso das políticas públicas, sobretudo a realidade para qual elas se voltam, oportuniza avaliar sua efetividade e traçar desafios a serem enfrentados.

As estratégias de SAN ressaltam a alimentação como direito e o combate à fome, compreendendo “onde?” e “como?” se pode atuar através de ações estruturantes, trazendo públicos diversos como beneficiários, a exemplo os agricultores familiares e os escolares se considerarmos o contexto do PNAE.

No mês passado foram lançados também os e-books “Nosso Caderno: Valorizando e Construindo a Cultura Alimentar da Agricultura Familiar” e “Ações Educativas para a Promoção da Segurança Alimentar e Nutricional na Agricultura Familiar”, que abordam primeiros passos para a valorização das práticas culinárias e para o incentivo ao desenvolvimento de ações de educação alimentar e nutricional.

Os três materiais estão disponíveis para download aqui .