Semana da Agricultura Familiar em Minas tem webinários e lançamento de cartilha
22797
post-template-default,single,single-post,postid-22797,single-format-standard,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Semana da Agricultura Familiar em Minas tem webinários e lançamento de cartilha

Semana da Agricultura Familiar em Minas tem webinários e lançamento de cartilha

Acontecem nesta quinta e sexta-feira (22 e 23/07), às 16h e 9h30 respectivamente, duas lives sobre Agricultura Familiar, os eventos são promovidos pelo Governo de Minas,  por meio da Secretaria de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa) e da Emater – MG. A transmissão das lives será realizada pelo canal da Emater-MG no Youtube. No final de semana são comemorados o Dia Nacional e o Dia Internacional da Agricultura Familiar, datas que integram a Semana da Agricultura Familiar no Brasil, as lives serão realizadas para celebrar a importância do segmento.

Nesta quinta-feira (22/07) acontece um webinar, onde serão abordados a importância da agricultura familiar na produção de alimentos; o cooperativismo e o uso das redes sociais para potencializar as vendas. 

Na sexta-feira (23/07), o professor da Universidade Federal de Viçosa (UFV) e diretor do IPPDS, Marcelo José Braga irá apresentar a cartilha “Um novo retrato da Agricultura Familiar de Minas Gerais”, elaborada pela equipe do Instituto de Políticas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) da UFV, a partir dos dados do Censo Agropecuário de 2017.

Marcelo explica que “Os resultados mostram que, em Minas Gerais, 72,7% dos estabelecimentos rurais são de agricultores familiares. Além disso, Minas é o estado da região Sudeste com o maior número de estabelecimentos da agricultura familiar e o segundo do país. Os estabelecimentos da agricultura familiar estão concentrados nas mesorregiões: Sul/Sudoeste de Minas (18,4%), Norte de Minas (17,4%) e Zona da Mata (15,5%)”.

A cartilha traz também informações como o gênero, faixa etária e o nível de instrução do responsável pelo estabelecimento; o número de pessoas ocupadas na agricultura familiar; uso de tecnologias;  valor da produção das principais culturas, dentre outras; além de uma análise comparativa com os dados do Censo Agropecuário de 2006.

Confira a programação da Semana da Agricultura Familiar – Seapa/Emater-MG

22/7 (Quinta-feira) – 16h: Webinar

A importância da Agricultura Familiar na produção de alimentos – Mauro Eduardo Del Grossi (Professor da Universidade de Brasília – UNB)

O papel estratégico da cooperação para o fortalecimento da Agricultura Familiar no contexto das múltiplas transições – Sérgio Schneider (Professor da Universidade Federal do Rio Grande do Sul – UFRGS)

A influência digital na agricultura familiar – Camila Lima (Influenciadora digital)

23/7 (Sexta-feira) – 9h30 – Apresentação da Cartilha da Agricultura Familiar da Universidade Federal de Viçosa (UFV)

A transmissão dos eventos será realizada no canal da Emater-MG no Youtube.

Nenhum comentário

Comente