Resultados do levantamento da utilização de pesquisa qualitativa pelos docentes da UFV realizado pelo LabQuali/IPPDS

De 15 de outubro a 13 de novembro de 2020, a Comissão do Laboratório de Pesquisa Qualitativa (Labquali) do Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável (IPPDS) realizou um levantamento acerca da utilização de pesquisa qualitativa pelos docentes da Universidade Federal de Viçosa (UFV). O formulário de pesquisa foi disponibilizado via Google Forms e buscou mapear os docentes vinculados à UFV que utilizam métodos qualitativos de pesquisa, bem como as metodologias, equipamentos e softwares dos quais fazem uso.

O questionário foi desenvolvido para entender o cenário da pesquisa na UFV e, desse modo, auxiliar na estruturação do Labquali – Laboratório de Pesquisa Qualitativa do Observatório de Políticas Públicas vinculado ao IPPDS, que busca favorecer a implantação de projetos interdisciplinares em pesquisa básica e aplicada em metodologias qualitativas, possibilitando o aumento da qualidade e a viabilidade de pesquisas qualitativas na instituição.

Foram identificados 71 respondentes, divididos entre os campi Viçosa (97%), Florestal (1,4%) e Rio Paranaíba (1,4%). A maior participação foi identificada, respectivamente, nos Departamentos de Administração e Contabilidade (15,4%), Economia Rural (12,6%) e Educação (11,2%). Dentre os docentes que afirmaram estarem vinculados a Programas de Pós-Graduação, destacaram-se os Programas de Pós-Graduação em Administração (20%), Educação (20%), Economia Doméstica (10%) e Entomologia (10%).

As dimensões mais frequentes de uso de métodos qualitativos foram as de Orientação de Monografia (84,5%), Iniciação Científica (80,2%) e Pós-Graduação (70,2%). Quanto aos dados/métodos/técnicas mais utilizados verificou-se, predominantemente, a utilização de Entrevistas (84,5%), Análise de Conteúdo (64,7%), Método Bibliográfico (61,9%), Estudo de Caso (57,7%) e Método Documental (50,7%). Sobre o uso de softwares, 47,8% dos respondentes afirmaram não utilizar nenhum, 26,7% utilizam o software NVivo, 23,9% o software IRaMuTeQ, e 11,2% utilizam o software Atlas.ti.

No que diz respeito às sugestões e possibilidades de uso do Laboratório de Pesquisa Qualitativa, os respondentes propuseram, principalmente, a utilização dos softwares NVivo, Atlas.ti, IRaMuTeQ, NetDraw, UCINET e MAXQDA. Também houveram sugestões de editores de textos, vídeos, imagens e planilhas, aplicativos de gravação de áudio, softwares de transcrição e de treinamentos/tutoriais para utilização dos softwares a serem disponibilizados e suporte/apoio para seu uso. Em termos de equipamentos, foi proposta a aquisição de computador, gravador, câmeras, filmadoras, tripé, scanner, impressora, monitor amplo, mesas e cadeiras. As demandas também incluíram a sugestão de sala espelhada para grupo focal, estrutura capaz de permitir a aplicação de entrevistas e questionários remotamente, boa conexão à internet, sala ampla, biblioteca para consulta de materiais referentes à pesquisa qualitativa e possibilidades de integração e aproximações entre a comunidade acadêmica. A partir do levantamento percebeu-se que as ações da Comissão convergem e contemplam grande parte dos anseios dos docentes para a estruturação de um laboratório de pesquisa qualitativa.