GEGOP realiza mapeamento de iniciativas solidárias da UFV para o SOLIVID

GEGOP realiza mapeamento de iniciativas solidárias da UFV para o SOLIVID

A UFV é integrante, desde o início do mês de novembro, do SOLIVID,  projeto encabeçado pelo Grupo de Investigação de Territórios, Energia e Sociedades (GURB) da Universidade Autônoma de Barcelona e pelos Institutos de Governação Pública e Políticas Públicas (IGOP) e de Estudos Regionais e Metropolitanos de Barcelona.

O projeto tem como objetivo mapear iniciativas solidárias que surgiram como resposta à pandemia da COVID-19 no mundo todo. Segundo sua plataforma, o projeto já está presente em mais de 30 países.

Na UFV, o Grupo de Estudos Espaços Deliberativos Governança Pública (GEGOP), vinculado ao IPPDS, foi o responsável por catalogar algumas dessas ações. Para Simone Martins, uma das responsáveis pelo GEGOP, a importância do projeto “está em dar visibilidade e possibilitar potencializar as diferentes iniciativas e boas práticas realizadas em todo o mundo”. Ela ainda destaca que “em momentos de crise sanitária de tamanha proporção, a SOLIVID se apresenta como uma alternativa para alcançar pessoas que podem se beneficiar das diversas ações e projetos em curso”.

O mapa destaca as iniciativas solidárias da Universidade, que desde as primeiras semanas da pandemia colocou sua estrutura de pesquisa e extensão a serviço das comunidades dos entornos de seus três campi – Viçosa, Florestal e Rio Paranaíba. As testagens, parcerias com o poder público da região, produção de equipamentos de proteção individual (EPIs), insumos e atendimentos à população são alguns exemplos de ações executadas pela UFV.

Ao integrar a iniciativa, a Universidade se insere numa rede internacional de prestação de ajuda humanitária. “Trata-se de uma ação em que todos ganham, pois muitas vezes as informações podem ajudar a salvar vidas e conectar pessoas e instituições”, completa Simone.

Outras informações, incluindo o mapa com as ações solidárias, podem ser encontradas no site da iniciativa SOLIVID: https://www.solivid.org/.