Associação de Estudantes Africanos em Viçosa realiza cerimônia de posse no IPPDS
22001

Na última sexta-feira (06) o Instituto de Políticas Públicas e Desenvolvimento Sustentável sediou a cerimônia de posse da nova presidência da Associação dos Estudantes Africanos em Viçosa (AEAV). O objetivo da Associação é receber e acolher especialmente os novos intercambistas que chegam à UFV, além de prestar apoio durante sua estadia em Viçosa. A AEAV auxilia, por exemplo, no processo de aquisição de bolsas de assistência estudantil de maneira geral, além de cobrar pautas específicas perante a Universidade.

O evento contou com a participação do Diretor de Relações Internacionais da UFV, Prof. Vladimir Oliveira Di Iorio que, durante a mesa de abertura, ressaltou o histórico das relações de intercâmbio entre a UFV e a África. Até este ano, a Universidade já recebeu mais de 300 estudantes de mais de 20 países africanos para cursos de graduação, mestrado e doutorado.  A maioria destes estudantes vieram da Angola (cerca de 100), Moçambique (90), Guiné-Bissau (50) e Cabo Verde (40). O professor também destaca a presença de intercambistas da Etiópia, Nigéria, São Tomé e Príncipe e Senegal. Vladimir conta que essa troca e cooperação com os diversos países e culturas da África é parte fundamental para o processo de internacionalização da UFV.

UFV e FARA

A parceria assinada pela UFV em Novembro  deste ano com o Fórum de Pesquisa Agrícola na África (FARA) pretende expandir ainda mais a presença de estudantes africanos na universidade, por meio de dois programas:

• O UFV – FARA Master Partneship que pretende ampliar as vagas para estudantes africanos em cursos de Mestrado. Seu foco originalmente seria para programas das Ciências Agrárias, porém outros departamentos têm se interessado pela iniciativa.
  • E o Brazilian Agribusiness Program (BAP), que terá início em agosto de 2020 e deverá fornecer cursos sobre o agronegócio brasileiro para técnicos e graduandos africanos. A ideia é que, devido a similaridade das condições climáticas, os conhecimentos e técnicas daqui possam ser adaptados para a produção agrícola africana.

“É claro que não se pode apenas copiar um modelo daqui e aplicar lá” – conta o professor Marcelo Braga, diretor do IPPDS – “o que vai ser feito é analisar o que foi bem-sucedido no Brasil e buscar alguma forma de adaptar para a realidade dos outros países”. O Instituto vai auxiliar o programa por meio do projeto Adaptando Conhecimento para Agricultura Sustentável e o Acesso a Mercados – AKSAAM. O AKSAAM busca mapear conhecimentos e tecnologias de sucesso e compartilhá-las pelos países do eixo de colaboração triangular Sul-Sul e pode dar apoio para os intercâmbios do BAP.

A partir destas iniciativas a expectativa é de cerca de 100 novos estudantes africanos na UFV em 2020.

Horizontes e Desafios

Durante a cerimônia de posse o ex-presidente da AEAV, Murato Bucal, graduando em Ciências Econômicas destacou a importância do trabalho da Associação e agradeceu aos companheiros pela trajetória marcada por desafios e conquistas. Em seu lugar assume Manuel Conjo, moçambicano e doutorando em Engenharia Florestal. O Presidente se comprometeu a realizar uma gestão de qualidade, salientando a importância do trabalho em equipe para a construção de uma Associação que possa representar a todos os estudantes africanos.

Confira a galeria de fotos e os melhores momentos do evento: