Programa Família do Leite é premiado no Desafio de Startups 2019
21992
post-template-default,single,single-post,postid-21992,single-format-standard,qode-social-login-1.1.3,qode-restaurant-1.1.1,stockholm-core-1.2.1,select-theme-ver-5.2.1,ajax_fade,page_not_loaded,menu-animation-underline,side_area_uncovered,wpb-js-composer js-comp-ver-6.1,vc_responsive

Programa Família do Leite é premiado no Desafio de Startups 2019

Programa Família do Leite é premiado no Desafio de Startups 2019

Na última sexta-feira (22)  a startup Volutech, uma iniciativa do Programa Família do Leite, venceu o Desafio de Startups 2019, na quarta edição do Ideas for Milk, realizado pela Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) Gado de Leite. A ideia da ferramenta que garantiu a vitória é monitorar os tanques de armazenamento de leite e fornecer parâmetros de seu funcionamento. Ela pode ser utilizada para detectar a abertura da tampa do tanque e o nível do reservatório, além de medir o volume e a temperatura do leite armazenado.

 A tecnologia exclusiva da Volutech funciona integrada a um aplicativo que envia alertas para o produtor caso aconteça alguma alteração incomum no tanque, como uma queda de energia, por exemplo. Ao substituir as tradicionais réguas, que podem errar com mais facilidade, a ferramenta agrega qualidade ao leite, trabalhando para manter suas características nutricionais e funcionais. Além disso, ao reduzir a margem de erros para medir o volume, o dispositivo garante segurança a toda cadeia produtiva.

 A equipe da Volutech estava trabalhando há um ano na ideia para o evento. A startup é composta pelos estudantes Sávio Filho (Medicina Veterinária), Diogo Pereira (Sistemas de Informação) e Gustavo Estrada (Agronomia), pelo engenheiro mecânico Vitor Fernandes, pelo engenheiro eletricista Lucas Sanders e pela professora de produção e nutrição de bovinos leiteiros, Polyana Rotta.

 Polyana conta que no dia da premiação, foram recebidas cerca de 20 propostas, entre empregos, investimentos e parcerias, que estão sendo analisadas cuidadosamente. O Programa Família do Leite pretende continuar investindo em desenvolvimento tecnológico e, para isso criou o Família do Leite Tech, que começa a atuar ainda em Dezembro de 2019. Se valendo da infraestrutura do Setor de Gado de Leite da UFV e se vinculando ao IPPDS, o novo braço da Família do Leite vai apostar em inovação nos processos de produção e avaliação do produto.

Nenhum comentário

Comente