Pesquisadores da UFV se reúnem com representantes de universidades nacionais e internacionais para o início das atividades do grupo de trabalho UNIDES

Na última quinta-feira, (29) os pesquisadores da Universidade Federal de Viçosa (UFV) organizaram uma reunião ampliada para dar início às atividades do grupo de trabalho UNIDES (Universidades na Década do Envelhecimento Saudável), relacionado ao projeto financiado pelo CNPq. O objetivo principal é analisar como as universidades estão contribuindo para o Plano de Ação Global da Década do Envelhecimento Saudável, de acordo com as diretrizes da OPAS/OMS e ONU.

Representantes de diversas universidades ao redor do mundo participaram da reunião, incluindo instituições parceiras como a Universidad de Girona (Espanha), Isalud (Argentina), Universidad Autònoma de Manizales e Universidad Católica de Manizales (Colômbia), ITESO – Universidad Jusuita de Guadalajara (México) e Universidad de Valparaíso (Chile). Além disso, estavam presentes representantes das universidades brasileiras envolvidas no projeto: UTFPR (Paraná), Unama (Pará), UFPA (Pará) e Unifal-MG (Minas Gerais).

Durante a reunião, o projeto foi apresentado e discutiu-se o processo de coleta de dados, com destaque para o sistema de registro das informações que cada universidade irá disponibilizar. O objetivo é reunir dados sobre as ações das instituições de ensino alinhadas com as diretrizes da Década do Envelhecimento Saudável.

Agora, espera-se que o UNIDES se reúna periodicamente para ajustar os detalhes do banco de dados e os termos de compromissos assumidos pelas universidades participantes.